A região e a Praia do Rosa 

Praia do Rosa

Uma das 30 baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa se destaca por sua beleza nativa preservada, sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas na cidade. O Rosa está situado a 80 quilômetros ao sul de Florianópolis, possui sete quilômetros de areia, cercado de um maravilhoso verde entre as montanhas, onde podemos encontrar diferentes trilhas ecológicas e muita gente bonita. O lugar é perfeito para o surfe, windsurfe e trekking. A Praia do Rosa tem o formato de uma meia-lua, e nos cantos Norte e Sul ficam as áreas mais próprias para o surfe e o Stand Up, e também, nos dias de calmaria, verdadeiras piscinas naturais, além de trilhas com um visual único. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila, muito frequentada por famílias e casais. Atrás dos morros existe ainda um conjunto de quatro lagoas, que também foram formadas por braços do mar, desligados por porções de terra. Quem quer diversão, descanso e comida boa, veio para o lugar certo! A noite no Rosa é uma das mais badaladas da cidade, mas também preserva a paz e a tranquilidade do litoral para qualquer família. Além disso, a Praia do Rosa se destaca pela sua gastronomia típica, com bares e restaurantes entre os mais comentados nas revistas especializadas de todo o país.

 

 

 

 

Praia Vermelha

A Praia Vermelha é um dos recantos mais selvagens de Imbituba, com um alto índice de preservação e dotada de rara beleza. Com aproximadamente 480 metros de extensão, é uma praia fechada e com acesso somente por trilhas. É praticamente deserta e não possui qualquer infraestrutura de hotéis ou restaurantes, mas ainda assim é um passeio obrigatório ao turista. Com ondas perfeitas, águas claras, uma faixa de areia branca e muito verde, o acesso à praia pode ser feito pela trilha que se inicia na Praia do Rosa, pelo canto Norte, ou pela Praia do Ouvidor, com boa sinalização e de dificuldade moderada. No meio do caminho há um terreno plano, gramado, que serve para um descanso e para contemplar a vista. Outra boa opção é a trilha que se inicia na Praia do Rosa Norte. O local é bem demarcado e começa com uma subida, mas o prêmio compensa: o visual é único. A caminhada dura cerca de 40 minutos que passam despercebidos diante da paisagem, que fará você voltar a Imbituba!

  


Praia do Luz

Outra baia que se forma no canto norte da Praia de Ibiraquera, tendo à frente a Ilha do Batuta, para onde os pássaros voam ao entardecer, fazendo lindos cartões postais no pôr do sol. Ideal para quem quer relaxar, longe do movimento e do agito do Rosa, no Luz você poderá curtir a calmaria e, em alguns dias, fora da temporada, uma praia linda, praticamente só sua. Não tem infraestrutura, então é para aproveitar, preparar o lanche e passar o dia por lá. No verão alguns quiosques são montados e ainda é possível ir nos restaurantes do lado da Barra de Ibiraquera.

 

Praia de Ibiraquera


A Praia de Ibiraquera, ao lado da Praia do Luz, é considerada a melhor praia para a prática de Stand UpPaddle, kitesurfe e windsurfe em ondas em todo o Brasil. Paraíso de dunas, rios, ilhas e lagoas, tem uma característica bem diferente: ao menos uma vez por ano, a água do mar se encontra com a água doce da Lagoa de Ibiraquera, dando origem a um fenômeno belíssimo da natureza. A praia é famosa também pela pesca de camarão. Como parte do complexo Barra da Ibiraquera, tem uma grande atividade turística e se destaca na gastronomia, com ótimos restaurantes. Sua longa faixa de terra, com seis quilômetros de extensão, permite aquela partida de futebol entre os amigos, brincadeiras com os filhos e a família, além das quadras de vôlei e um cenário perfeito para um frescobol ou uma caminhada. Além disso, a elite do windsurfe e do kitesurfe mundial se reúne todos os anos nas areias da Ibiraquera para a mais esperada competição de vela wave latino-americana, o IbiraqueraWaveContest. Quem quiser arriscar umas manobras nas ondas da Ibira poderá dar de cara com o campeão mundial de wind em 2005, KauliSeadi, que reside no local e ainda dá aulas para a galera.

 

Praia da Ribanceira

Logo ao lado da Praia de Ibiraquera se estende a Ribanceira, uma extensa faixa de areia que recebe o mar mais aberto, onde as baleias adoram ficar e de onde se pode observá-las de um mirante ou até da estrada que liga a parte central de Imbituba com as primeiras praias.

 

Além dessas ainda temos, mais ao Sul da Praia do Rosa, na parte mais urbana de Imbituba, a Praia do Porto, da Vila, Praia dos Amores e Praia d’água.

 

 

Atrativos

  

Durante o ano inteiro temos trilhas, dos mais variados graus de dificuldade, desde a mais curta do Canto Sul até o Luz, até a mais longa, ou uma opção de trecking longão, juntando todas as trilhas de região, numa caminhada que pode durar até 6h, de acordo com o preparo e disposição de cada um. Uma atividade muito procurada durante março, abril e até nos meses de inverno, que é muito ameno aqui na nossa região. Nada impede que seja feito nos meses de sol e mar, saindo cedinho ou ao entardecer, sempre orientamos fazer com um condutor ambiental, que vai tornar a trilha muito mais instrutiva e divertida. A @aosulnatural leva nos passeios de observação de baleias e também faz transfers e a Cris @trilhaecoturismosc, uma condutora que conhece as trilhas como a palma da mão.

Nos meses de julho a outubro, temos a temporada da Baleia Franca, quando acontecem os passeios para observação por terra, onde os guias levam por vários mirantes “secret points”, de onde você consegue ver as baleias a olho nú.

Também temos a opção de passeios a cavalo com @lu_turismoequestre, passeios de 1, 2 ou 3 horas de duração. Crianças podem fazer o percurso menor, dentro da fazendinha da Lu, muito divertido para os adultos também.

E ainda temos na região a @skyzimba, que leva você para salto de paraquedas ou brincar no supercablepark que eles construíram, uma lagoa artificial feita especialmente para a prática do wakeboard, com toda segurança que os profissionais de lá sabem proporcionar.

 

Melhores restaurantes da Praia do Rosa

 

Você já deve ter ouvido falar sobre a gastronomia da Praia do Rosa, aqui algumas dicas sobre os melhores restaurantes, que você precisa experimentar:

Bistro Pedra da Vigia - @pedradavigiabistro – restaurante super charmoso, chef Jefferson Gazaniga, que faz o melhor robalo ao limão siciliano na nossa opinião, algém de vários outros pratos de massas e carnes... e sobremesas também! Imperdível.

Tigre Asiático - @tigreasiatico – o mais antigo e tradicional da praia, especializado em comida tailandesa, o charme do centrinho da  Praia do Rosa, aberto todos os dias, o ano inteiro.

Lola - @lolarestobar – pizzas e woks deliciosos. Sempre com boa música ao vivo, as 18h as 23h na baixa temporada e no verão também prato executivo até as 16h.

Goen - @goen.sushi – falou em comida japonesa lembrou do Goen. O melhor japa da sua vida (falando em restaurantes de comida japonesa aqui da região) é neste lugar. Aberto aos finais de semana e feriados, delivery diário, menos as terças. No insta deles sempre estão todas as informações.

Refúgio do Pescador - @refugiodopescador – restaurante de frutos do mar, a melhor paellamarinera da região. Você não pode perder. Ambiente super agradável, com uma linda lista para o vale do Rosa.

Lua Marinha - @luamarinha – a chef Tais é A chef. Tem receitas deliciosas e o peixe é ela mesmo quem pesca. Imperdível para um almo-janta no pôr do sol lindo da lagoa para onde é a vista do restaurante.

Urucum - @restauranteurucum – sem dúvida o melhor risoto, o Ilha do Mel, além desse, vários outros pratos, deliciosos, de frutos do mar. A melhor moqueca de peixe da região. Mais um restaurante que você precisa conhecer.

Agridoce Bistrô - @agridocepraiadorosa – aquele restaurante super charmoso, com muitos detalhes, desde a louça até a decoração, cuidada pela Simone, proprietária do lugar. Comidinhas deliciosas, para vários horários, desde o jantar, até aquela passadinha depois que saiu da praia com aquela fominha.

Dirilis - @dirilis_restaurante – para aquele petisco depois da praia ou mesmo para jantar ou almoçar, comidinhas super caseiras, com todo carinho da Neusa e do Igor, que atendem, pessoalmente, todos os clientes.

E mais pizzarias e barzinhos para todos os gostos e bolsos. Só perguntar que te daremos o caminho das pedras dentro do que você procura.

 

Desejamos uma ótima estadia conosco

Equipe Villa Seychelles Praia do Rosa